sexta-feira, 9 de abril de 2010

Só quero saber do que pode dar certo!

Tá certo que letra da música "Go Back" de Titãs foi escrita em um contexto diferente, mas o refrão se encaixa perfeitamente no contexto em que muitas empresas de TIC vivem hoje em dia: "Não tenho tempo a perder, só quero saber do que pode dar certo". Mais uma vez o Tempo fazendo empresas e mais empresas reféns dele.

Sem querer entrar nos motivos que levam a isso agora, hoje os cronogramas estão cada vez mais apertados. Pelo menos os meus, e os dos meus colegas distribuídos mundo afora que estão sempre comentando comigo sobre o assunto.

Uma vez, num projeto antigo que trabalhei, ouvi a seguinte frase de um colega logo após eu ter terminado (em menos tempo que o previsto) a funcionalidade que me deram pra implementar: "Você sempre estará atrasado, pois o projeto está atrasado". Curto e grosso! É triste, mas é verdade. :) Vai me dizer que isso não é a realidade em muitos locais por aí?

A verdade é que tem muita gente que poderia ir pro trabalho logo de manhã cedo ouvindo esse refrão da música de Titãs, para poder chegar já no trabalho afiado para brigar contra o cronograma (que as vezes não foi nem ele quem fez). Pois essas pessoas já vivem esse refrão na pele mesmo sem cantá-lo.

Por isso as empresas de TIC têm que tomar um cuidado enorme. Cuidado esse que eu acho que algumas não estão tendo, seja porque não acreditam, seja porque não querem acreditar no recado. Mas a falta desse cuidado pode trazer grandes prejuízos para elas. E que cuidado é esse? Num post passado lembrei da história do Titanic. Inventaram de acelerar o navio para chamar a atenção da imprensa Nova Iorquina, acabaram batendo num iceberg porque não conseguiram desacelerar, e o resto da história você já sabe.

Ou seja, fatalmente as pessoas que trabalham com cronogramas apertados, e não estimados nem revisados por elas mesmas, vão viver um refrão de outra música de Titãs: "Não é que eu vou fazer igual, eu vou fazer pior". Essas pessoas não querem fazer pior, mas vão fazer. Por quê? Porque o cronograma não as deixa fazerem melhor.

Melhor seria se as pessoas cantassem esses refrões todos os dias, pois assim estariam mais conscientes do que estão vivendo na pele. Melhor ainda seria se pudessem cantar para seus líderes, chefes, gerentes, CEOs, ...; quem sabe assim a ficha cai para eles.

ABRE O OLHO, EMPRESA!

Um comentário:

sampaio-e-silva disse...

ah...nao se esqueca de colocar na plateia os Clientes e Concorrentes. Eles sao os verdadeiros maestros da banda! :)