quinta-feira, 11 de outubro de 2012

É perdoando que se é perdoado


Conheço muita gente de coração bom, mas que está fora da Igreja por não suportar uma única coisa: o pecador. Sim, o pecador e seu pecado. Não compreenderam ainda que Deus nos pede para DETESTAR o pecado e AMAR o pecador. O perdão se instalou somente na cabeça dessas pessoas (de forma ainda infantil diga-se de passagem), mas não no coração. O coração dessas pessoas que conheço está cheio de fazer o bem a quem faz o bem. Natural demais. O próprio Jesus disse que qualquer um faz isso. A capacidade de perdoar dessas pessoas é muito limitada, pois o coração não compreendeu ainda que a Igreja nasceu de um enorme perdão de Deus.

Para elas a Igreja é um antro de pecadores. Hummm. CERTA RESPOSTA! É isso mesmo o que você encontra na Igreja: pecadores. Mas não é SÓ isso o que encontramos na Igreja. Encontramos também o Espírito Santo que está lá nos revelando dia e noite a Verdade, ou seja, o próprio Jesus Cristo, que por sua vez não cessa de nos perdoar e nos conduzir ao Pai.

Já ouvi muito isso dessas pessoas: "Ahhhh, tem coisas que não tem perdão" ou ainda "Eu não consigo perdoar uma pessoa que faz isso". Para quem está de fora fica difícil mesmo participar dessa experiência de perdoar e ser perdoado. No episódio em que a mulher pecadora entra na casa do fariseu e beija os pés de Jesus, chora sobre eles, perfuma-os e enxuga-os com seus cabelos (Lc 7, 36-50); Jesus deixou bem claro que a quem muito foi perdoado, muito amor demonstra, e a quem pouco foi perdoado, pouco amor demonstra. Então essa dificuldade de perdoar vem da dificuldade de ser perdoado. Não por dificuldade de quem quer dar o perdão, mas dificuldade da pessoa em receber o perdão. Essas pessoas não suportariam se ver como pecadores. Por isso muitos deixaram a Igreja.

Isso quer dizer que dentro da Igreja só tem gente que sabe receber o perdão? Não. Não vou ser leviano em dizer que sim, mas dentro da Igreja ainda tem muito fariseu. Mas muitos deles lutam para quebrarem com seus orgulhos e se deixarem ser perdoados por Deus, se deixarem ser justificados por Deus. Justificados? Sim, tornados justos. E tem alguém justo diante de Deus? Sim, todo aquele que permite que Deus o justifique, o torne justo, através do perdão dos pecados. Imagine a dificuldade: se que para quem está dentro nem sempre é fácil, imagina pra quem está fora. "Não consigo!". Não se preocupe, Deus entra com a Sua graça para nos fazer superar nossos próprios limites e participarmos dessa graça sobrenatural do perdão.

Quanto mais você se sente perdoado, mais você demonstra amor. E demonstrar amor é também perdoar. E não só perdoar, mas fazer o bem. Sim, fazer o bem a quem te fez o mau, assim como Deus faz com todos: "Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois Ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos" (Mt 5, 45). É desejo de Deus que imitemos Ele no proceder com toda nossa força com todo nosso entendimento e com todo o nosso coração. Difícil? Sim, mas você acha que Deus ia te pedir algo se te dar o suporte da graça dEle? Claro que não.

Resumindo, faça a experiência de ser perdoado (pedir perdão por uma falta, seja grande, seja pequena, e acolher o perdão) e aí ouça Deus te dizer "Vai, e faze tu o mesmo" (Lc 10, 37). Sua vida vai mudar e aí você vai compreender o porquê da Igreja estar cheia de pecadores: "Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: 'Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes'" (Mt 9, 12).

Antes amar do buscar uma falsa perfeição de não ter pecados.

Nenhum comentário: