domingo, 2 de dezembro de 2007

Pobre Líder!

O líder é uma figura de quem se espera muito. Porém é preciso saber que o líder não é um super-homem, mas um homem, um ser-humano comum com fraquezas e limitações. E que está liderando você por algum motivo. Só isso.

Tem uma frase de Bernardinho que diz que “a televisão costuma fazer de você melhor do que você é, bem como fazer de você pior do que você é”. Digo o mesmo sobre nós com relação aos nossos líderes. Nós os fazemos melhores do que são, e também piores do que são. Não podem errar. Foram escolhidos para isso: acertar, acertar, acertar e acertar.

Nossos líderes são feras, perfeitos, craques, “garantidos”, o cara, quando acertam; entretanto quando erram se tornam os sem noção, os cegos, aqueles que num deveriam nem ter nascido.

Pobre líder! Ouço com frequência: ele não deveria fazer isso; ou ainda: ele como líder deveria saber disso. Deveria, deveria, deveria! O líder deveria muitas coisas aos nossos olhos. Ou seja, para nós ele tem muitos deveres, até mesmo aqueles que ultrapassam a sua limitação pessoal.

Como já mencionei em outra postagem: sou católico; e sempre que posso estou mencionando trechos da Bíblia aqui. Quem não se sentir confortável com isso (seja lá qual for o motivo), pelo menos avalie o que tiver escrito como algo que pode ser aplicado à sua realidade.

Pois bem, Efésios 6, 5 – 9 diz:

Servos, obedecei aos vossos senhores temporais, com temor e solicitude, de coração sincero, como a Cristo, não por mera ostentação, só para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, que fazem de bom grado a vontade de Deus. Servi com dedicação, como servos do Senhor e não dos homens. E estais certos de que cada um receberá do Senhor a recompensa do bem que tiver feito, quer seja escravo quer livre. Senhores, procedei também assim com os servos. Deixai as ameaças. E tende em conta que o Senhor está no céu, Senhor tanto deles como vosso, que não faz distinção de pessoas”.

Será que essa palavra acima acontece no nosso dia-a-dia? Que pergunta, hein!

Pobre líder! Coitado de você! Tudo seria mais fácil se você fosse um super-homem. Que droga! Por que você não é infalível? Por que você comete esses erros bestas e infantis? Por quê? Se fosse assim eu não estaria aqui perdendo meu tempo tentando explicar pra os leitores que você é uma pessoa normal, que erra desde a hora que acorda (ou seja dentro de casa) até ir para o trabalho, passando pela padaria, supermercado, barbeiro (ou salão de beleza), e por fim chegar em casa e dormir.

Pobre líder! Poucos sabem que o que te faz líder são essas pessoas, ou seja, poucos sabem que você precisa delas, assim como elas precisam de você. Ef 6, 5 – 9 mostra isso.

Pobre líder! Você DEVE rezar para que seus liderados se deparem e entendam a frase “Não julgueis, e não sereis julgados” (Mt 7, 1). Entendeu?!

Nenhum comentário: