terça-feira, 13 de julho de 2010

Teu passado te condena - Parte I

Se para as pessoas você ficar descontextualizado, seu passado vai condenar você. E se você descontextualizar as pessoas, você conderará o passado delas.

Às vezes, nos martirizamos ou martirizamos outras pessoas pelos erros do passado: "Ah, eu deveria ter feito isso"; "Ah, você deveria ter feito aquilo"; "Ah" pra lá, "Ah" pra cá. A historinha abaixo (dividida em três partes para não ficar cansativo) nos ajuda a refletir o contexto de cada época vivida nas nossas vidas e na vida daqueles que nossos "olhos enxergam".

PARTE I

Certo dia, um famoso cientista recebe, em sua casa, uma visita de três homens. Eles se apresentaram como sendo do futuro e datavam já da sétima geração desse cientista. O cientista ficou perplexo, mas mesmo assim convidou-os para entrar.

- Então, o que os trouxe aqui na minha casa? O que os fez viajar sete gerações no tempo para me encontrar?
- Há alguns anos (do seu tempo) o senhor foi questionado sobre o universo. - Fala o primeiro visitante.
- Já fui questionado várias vezes sobre o universo. - Responde o cientista. - Você pode me dizer exatamente qual e quando foi o questionamento?
- Cinco anos atrás numa conferência mundial realizada na América Latina. - Respondeu o segundo visitante. - Havia ali cientistas do mundo todo tentando descobrir os mistérios do universo.
- Com certeza eu me lembro. Eu liderei aquela conferência. Mas continue. - Fala o cientista.
- Hoje, no futuro, já sabemos que o universo foi feito para toda a humanidade. Não há no universo outras formas de vida que se assemelhem à do homem. O que temos são só alguns micro-organismos. O universo foi feito para que o homem o dominasse por completo. - Falou o terceiro visitante.
- Sério?! - Se surpreende o cientista. - Uau! Eu não sabia que era assim! Eu pensava que...

Com um certo tom de raiva, o primeiro visitante interrompe a fala do cientista:

- Que era um absurdo pensar que o ser humano era o centro do universo. Que era muito egoísmo pensar que o universo foi feito só para o homem, e que deveriam existir seres extra-terrestres nele.
- Exatamente, mas por que a raiva?
- Porque naquela conferência o senhor refutou o argumento de alguns cientistas que pensavam justamente o contrário. - Repondeu o segundo visitante.
- Isso, mas ainda não entendo a raiva.
- No futuro nós fizemos um cálculo de causa-e-efeito invertido e, prevendo os efeitos no nosso tempo para o cálculo, nós chegamos até o senhor como causa. Nós identificamos que a humanidade seria bem mais evoluída do que é hoje, se naquela conferência o senhor não tivesse refutado aquele grupo minoritário de cientistas. Então gostaríamos de saber o motivo que levou o senhor a se opor ao argumento deles. - Clarificou com calma o terceiro visitante.
- Com tanta tecnologia, com tanta informação, com tanto conhecimento espalhado pelo nosso mundo, como o senhor foi capaz de se opor àqueles poucos homens? - Volta o primeiro com sua aspereza.

Então o cientista olhou para os três e disse:

To be continued...

Nenhum comentário: