terça-feira, 5 de julho de 2011

Cristão Light

Hoje em dia vemos muitos que se dizem cristãos mas não buscam acompanhar, seguir, nem imitar Aquele que é a razão pela qual eles carregam esse nome de cristãos: Jesus Cristo. São os chamados Cristãos Light.

São Paulo nos diz: "Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus" (Rm 8, 19). O mundo aí fora espera um testemunho, espera que você cristão mostre que é possível seguir Jesus Cristo, mesmo que você leve tombos, mesmo que você sinta dores. O testemunho que o mundo espera de você é o de que Cristo te levanta em todos os teus tombos, e que Ele alivia o peso da sua cruz, unindo-Se à você em suas dores.

Nessa manifestação vemos claramente algo diferente. Vemos que o testemunho que o mundo espera do cristão é diferente daquele que o próprio mundo pratica: perdão ao invés de olho-por-olho, humildade ao invés de orgulho, castidade ao invés da luxúria, paz ao invés da guerra, alegria ao invés da tristeza, ...

O cristão se torna consagrado a Deus no seu batismo. Consagrado quer dizer separado. Deus, desde o antigo testamento, mostrou ao seu povo que Ele queria um povo separado dos outros, um povo que fosse Dele: "porque és um povo consagrado ao Senhor, teu Deus, o qual te escolheu para seres o seu povo, sua propriedade exclusiva, entre todas as outras nações da terra" (Dt 7, 6). O cristão é separado do mundo, é chamado a ser diferente, a não se comportar como o mundo, mas "ser imitador de Deus, como filho muito amado" (Ef 5, 1): "Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquele terra" (Dt 18, 9). O cristão vive no mundo, mas não pertence a ele.

E já que vive o no mundo, o que fazer? São Paulo nos ajuda a responder essa pergunta: "Não vos conformeis com este mundo" (Rm 12, 2). O que é conformar? Conformar é estar em conformidade? E o que é estar em conformidade? É estar na mesma forma, no mesmo formato, no mesmo shape. As pessoas que te olham, vêem que você tem o mesmo formato delas ou vêem que o seu formato é diferente? Será que você está igualzinho àqueles que estão num formato diferente do de Deus? Será que você está light?

São Paulo advertia a comunidade de Éfeso para colocá-la no mesmo formato de Deus: "Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos" (Ef 5, 3), ou ainda "Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm; em vez disto, ações de graças" (Ef 5, 4). Podemos dizer que São Paulo parafraseou a advertência de Deus ao povo de Israel: "Não imitem os outros povos, não imitem o mundo, porque vocês são um povo consagrado, separado para Deus". Quantas vezes vemos cristãos fazendo justamente o contrário da exortação de São Paulo? São cristãos light.

E agora? Será o fim ver cristãos se moldando ao mundo? Será que é o momento de perder a esperança? Longe disso! Deus não está parado vendo a desgraça chegar. Deus age no mundo e vai afastando a desgraça com a sua graça. Consolemos-nos nas palavras de Jesus: "Mas ele lhes disse: Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também" (Jo 5, 17). Jesus disse isso após ser perseguido pelos judeus por ter curado um homem num dia de sábado.

Seguir Jesus Cristo, ouvir seus ensinamentos e pô-los em prática não é uma tarefa trivial, "entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo" (Mt 24, 13). Busquemos perseverar até o fim, pois é possível. E é possível porque Deus dá a graça, Deus age e continua agindo.

Nenhum comentário: